Dia Interamericano da Água

Em 1992, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), a Associação Interamericana de Engenharia Sanitária e Ambiental (AIDIS) e a Associação de Água e Águas Residuais do Caribe (CWWA) assinaram a Declaração do XIII Congresso Interamericano de AIDIS em Havana (Cuba), através do qual o Dia Interamericano da Água foi criado.

Os signatários da Declaração concordaram que, aoesar da América Latina e o Caribe serem regiões muito ricas em recursos hídricos do que em outras partes do mundo, a água não é distribuída igualmente. Além disso, observou que, embora a água seja um recurso natural essencial para a vida, os países não a protegiam adequadamente; quando as populações têm acesso às fontes naturais, essa água não passa por um serviço básico de saneamento, resultando assim no aumento do índice de contaminação por doenças como a cólera. 

Essas instituições defendem a melhora do abastecimento de água tratada nas regiões não abastecidas na América Latina e Caribe e aumento das inversões na área da saúde, principalmente para atender ao segmento mais vulnerável da população: as crianças.

Leia mais

Qualidade da água, saneamento e doenças relacionadas a água

Guía para la Movilización Comunitaria (em espanhol)

Links relacionados