68ª Assembleia Mundial de Saúde – 18 à 26 de maio.

 

A Assembleia Mundial de Saúde é o órgão responsável de decisão na Organização Mundial de Saúde. Participam dela todas as delegações de países membros da OMS, que se reúnem para discutir uma agenda de saúde organizada pelo Comitê Executivo. A Assembleia Mundial de Saúde tem como principais funções determinar as políticas da OMS, nomear o diretor geral, supervisionar políticas financeiras, além de revisar e aprovar orçamentos propostos para programas. A Assembleia Mundial de Saúde acontece anualmente em Genebra, na Suíça.

Este ano, após o surto do ebola e as lições com ele aprendidas, a agenda de saúde terá como pauta os seguintes pontos:

● Segurança da saúde global

● Vigilância e resposta, a fim de prevenir, detectar e responder a surtos de doenças e outras emergências de forma eficaz, como um componente de sistemas de saúde resilientes.

● Melhorar a nossa contribuição para a saúde reprodutiva, materna, neonatal, infantil e do adolescente

● Acelerar os progressos para a eliminação do paludismo;  e expandir nosso trabalho na prevenção e controle de doenças não transmissíveis

● Tratar as ameaças e prioridades emergentes, tais como a resistência antimicrobiana, hepatite, envelhecimento e demência.

● Metas de Desenvolvimento do milenium para evitar mortalidade materna e a
mortalidade infantil.

● Impulso mais forte para a eliminação do paludismo;

● Foco em mecanismos inovadores para o desenvolvimento de vacinas e tratamento a preços acessíveis, particularmente contra as doenças tropicais negligenciadas.

 Saiba Mais

Documentação – Assembleia Mundial da Saúde (Em inglês)

Links Relacionados